sexta-feira, 26 de abril de 2013

INDICAÇÃO DE FILME NACIONAL: HELENO.


Uma das marahvilhas das férias, é justamente poder fazer todas aquelas coisas (ou pelo menos metade delas), que você deixa pra lá, por conta da correria do dia a dia. Eu, particularmente, adooooooro assistir filme, e por esses dias, pude conferir uma película que há tempos queria assistir: Heleno. Esse filme tem dois aspectos que muito me interessa: O futebol e a biografia.

Heleno de Freitas jogava no Botafogo, na década de 40. Ele foi o grande astro da época, tinha dinheiro, mulheres, bebia demais e era extremamente "pavio curto". Para Heleno de Freitas, nada mais faltava em sua vida... Foi praticamente um dos primeiros galãs do futebol brasileiro. 

Nascido em Minas Gerais, São João Nepomuceno, no dia 12 de fevereiro de 1920, era considerado por jogadores e técnicos, "o craque desequilibrado".

Heleno de Freitas foi o maior ídolo do Botafogo, antes de Garrincha. (outra biografia já foi para o cinema e ainda preciso conferir). 

Deixou o Botafogo com 209 gols marcados em 235 partidas, antes de ser tranferido para o Boca Junior da Argentina. Nunca ganhou nenhum título pelo Bota ou pelo Boca. Por ironia do destino foi campeão estadual pelo Vasco da Gama, em 1949. Único título da sua vida.

Pela seleção brasileira jogou 18 partidas e marcou 19 gols.

Heleno de Freitas deixou o futebol muito cedo, por conta da doença que contraiu. (sífilis).

O fim de carreira foi em um sanatório em Minas Gerais, cidade de Barbacena. 

A película é toda em preto e branco.

Fica a dica.

Vale a pena conferir.

Texto de Marah Mends


FICHA TÉCNICA

Diretor: José Henrique Fonseca
Elenco: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes, Othon Bastos, Herson Capri, Angie Cepeda, Erom Cordeiro, Orã Figueiredo, Henrique Juliano, Duda Ribeiro
Produção: José Henrique Fonseca, Eduardo Pop, Rodrigo Teixeira, Rodrigo Santoro
Roteiro: José Henrique Fonseca, Felipe Bragança, Fernando Castets
Fotografia: Walter Carvalho
Duração: 116 min.
Ano: 2010
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco
Distribuidora: Downtown Filmes
Classificação: 14 anos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PROJETO POESIA É DA HORA COMPLETA 06 ANOS E FAZ FESTA NO BAR DO FRANGO

06 anos do projeto Poesia é da hora. Bar do Frango. Eita noite boa! Noite de festa! Noite de aniversário! Noite celebração da arte,...