terça-feira, 30 de setembro de 2014

POESIA É DA HORA NA JOVEM PAN ONLINE



Bora conferir?



http://jovempan.uol.com.br/videos/noticias/comunicacao-marketing/poesia-e-da-hora-mano-conheca-esse-projeto.html

POESIA É DA HORA NA JOVEM PAN ONLINE


Salve, salve!
Saiu...
Saiu...
Saiu a entrevista!
No Programa Soluções Criativas, da Jovem Pan online!

Meus agradecimentos à jornalista Thais Alves, pela entrevista, ao Leo pela filmagem e claro, Jaime Queiroga pelo convite.
Aqui somamos forças pois coletivamente somos mais fortes!
Quer saber um pouco sobre o projeto Poesia é da hora?
Assiste aí conosco!
Satisfação!!
É nós!!
Abraço!
Marah Mends

Link: http://jovempan.uol.com.br/videos/noticias/comunicacao-marketing/poesia-e-da-hora-mano-conheca-esse-projeto.html

sábado, 27 de setembro de 2014

EM BREVE, SARAU POESIA É DA HORA DE OUTUBRO



Salve, salve comunidade sarauzera. Outubro tá chegando... e com ele, o sarau Poesia é da hora!

Vem com a gente, vem! Vem com a gente!

Sabe o que vai rolar? Poesia, música, interação social, novos contatos, energia zen! É, maninho, é maninha, aqui tem energia zen! Poetas de todas as quebradas mandando suas mensagens em forma de verso e prosa. Você gosta de arte? Então não pode perder mais um sarau Poesia é da hora!

Nosso convidado em destaque deste sábado (18/10) é o rapper diretamente de Minas Gerais e fazendo sua história em Sampa. Daniel Péricles Arruda, culturalmente conhecido como VULGO ELEMENTO, é Assistente Social, Rapper e Poeta, autor do livro “Constelação de ideias”. Vulgo lançará no sarau Poesia é da hora, o seu mais novo CD “Fecha Comigo”. Vulgo é doutorando em Serviço Social, pela PUC.

"Vulgo Elemento é a minha rebeldia." (Vulgo Elemento)

Onde encontrar os trabalho de Vulgo Elemento:

PONTOS DE VENDA:

Receba em casa via caixa posta:
vulgoelemento@hotmail.com

Livrarias Virtuais
www.asabeca.com.br 
www.martinsfonte.com.br
www.livrariacultura.com.br 

Livraria Suburbano Convicto
Rua 13 de maio,70, Bixiga
São Paulo/SP Tel (11) 2569-9151 

Beatz - Galeria do Rock 
Subsolo Lojas 516 E 50 
Rua 24 de Maio, 62, Centro, São Paulo / SP 
(11) 3333-3170 (11) 3338-1298

O sarau Poesia é da hora é um projeto sociocultural que produz saraus mensais e oficinas literárias semanais gratuitas, para moradores em situação de rua das Tendas de convivência Barra Funda e Alcântara Machado. Este projeto tem o apoio do ProAc.

Anota aí:

Data: 18/10/14 (Sábado).
Horário: Das 15h às 17h.
Local: Av Alcântara Machado, 888/980 (Debaixo do Viaduto Alcântara Machado).

Referência: Descer no metrô Brás e ficar atento(a) nas placas com saída para a rua Piratininga.

Caminhada do metrô Brás até a Tenda Alcântara:

1. Siga na R. Domingos Paiva em direção a R. Cel. Mursa.
2. Vire à direita na R. Visc. de Parnaíba.
3. Vire à esquerda na R. Piratininga.
4. Só descer a Rua Piratiniga até o viaduto Alcântara Machado.


Coletivo Poesia é da hora.

Laila Sena – arte gráfica.
Nicanor Jacinto – filmagem
Marah Mends – anfitriã fundadora.
Henrique José – som.

Redes sociais: Poesia é da hora (face) ou Blospot






OFICINAS POESIA É DA HORA DE OUTUBRO


terça-feira, 23 de setembro de 2014

MARAH MENDS PARTICIPA DO SARAU DA ACEPUSP



OFICINAS POESIA É DA HORA NA TENDA ALCÂNTARA MACHADO









Em setembro de 2014, iniciamos um novo desafio. Desde 2012 estávamos com o projeto sociocultural Poesia é da hora na Tenda de Convivência Barra Funda (e fizemos grandes parcerias e amizades por lá). Somos imensamente gratos ao espaço cedido, ao carinho da Cláudia Barbosa, gerente de lá, a atenção da Tuca, educadores e por acreditarem em nosso projeto que leva saraus e oficinas literárias para os moradores em situação de rua e tem o apoio do ProAc
Recentemente iniciamos o projeto na Tenda Alcântara Machado (debaixo do viaduto Alcântara). A Tenda foi indicação do professor Henrique José, que cuida da parte do som do nosso projeto e participa ativamente às sextas-feiras de uma roda de samba, formada pelos conviventes da casa. Ao entorno da Tenda Alcântara, moram homens, mulheres, crianças... famílias inteiras. Todas, em situação de rua. Muitos, já tem seus barracos fixos montados, moram ali há anos. Quer ver uma vertente da realidade, meu chapa? Descrever é osso, cola um dia em nosso sarau. Veja com os seus olhos e não com os meus. Um dos objetivos do projeto Poesia é da hora é levar a arte literária aos moradores em situação de rua, como arte inclusiva. É... isso virou meio que... missão. No começo era confuso, mas hoje sabemos que é missão. A arte literária, não só pra classe média, baixa ou alta ou para fazer em locais fechados, bonitinho, limpinhos e que todo mundo gosta. Dane-se a classe! Dane-se o lugar! O desafio do Poesia é da hora, é fazer arte literária pra quem quiser fazer e principalmente para a população dita excluída! E eles fazem, viu? Cada história você ouve! Cada história eles contam. Aqui... tem ex-professor e ex-aluno da USP. Tem gente que veio de longe, muito longe... e nunca mais conseguiu voltar. Tem gente que veio da cadeia. Tem gente que veio porque a droga o levou. Tem gente que veio porque a família abandonou.
No primeiro dia de aula, os alunos responderam a questionários que eu preparei, pra que pudesse conhece-los um pouco melhor, saber o que pensavam, o que queriam. Em breve esses relatos serão publicados no Blogspot/Facebook (Poesia é da hora), preservando a identidade de cada um. Apenas as histórias serão contadas. Os alunos que frequentaram esta oficina, mostraram ser bem politizados, ativistas, pensantes! Um deles, disse que o cara que mais admirava era o Nietsche, o filósofo alemão. Mano, para tudo! O cara lê Nietsche! Tapa na cara da sociedade! Você acha que morador de rua não lê? É mermão... tem nego aqui que tem leitura dinâmica, sabe o que é isso? Ele colocar três livros abertos, um embaixo do outro. Lê 10 páginas de cada livro. No final de alguns dias, já foram 3 livros lidos. Conheci pessoas na faculdade que não lia nem dois livros por ano.
No segundo dia de aula, uma aula adolescente, foi questionada sobre que matéria ela mais gostava de estudar na escola. É... ela está em situação de rua, mas estuda, tá? E ela disse: Química, física! Fiquei surpreendida, confesso. Disse a ela que poucas pessoas gostavam dessas matérias e ela respondeu:
- Na verdade, uma matéria está interligada a outro. A gente precisa ter o português para aprender química e química para entender biologia e aí vai.
É... da hora conhecer gente assim! Nem na faculdade eu vi alunos tão aplicados.
Estes são apenas alguns relatos dessa aventura real que é... a oficina Poesia é da hora, para moradores em situação de rua.
Salveeeeeeeeeeeeeeeee!!!
Marah Mends









Postagem em destaque

PROJETO POESIA É DA HORA COMPLETA 06 ANOS E FAZ FESTA NO BAR DO FRANGO

06 anos do projeto Poesia é da hora. Bar do Frango. Eita noite boa! Noite de festa! Noite de aniversário! Noite celebração da arte,...