sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FECHANDO AGOSTO COM CHAVE DE OURO, ANA PAULA NO BOLETIM POESIA É DA HORA


MARAH MENDS EM CASTELO DOS MOUROS - SINTRA - PORTUGAL


SARAU POESIA É DA HORA + AÇÃO GENTILEZA GERA GENTILEZA (AGO 2015)















AÇÃO GENTILEZA GERA GENTILEZA
No dia 22 de agosto de 2015, aconteceu a 30ª edição do sarau Poesia é da hora na Tenda Alcântara Machado, debaixo do viaduto Alcântara. Nesta edição pra lá de especial, juntamos forças com a ação coletiva Gentileza gera Gentileza, TV Art Multicultural, Mídia Legal Independente, Coletivo Autônomo de Trabalhadores Sociais e Azul Linhas Aéreas.
Durante dois meses, Edvania, Laila, Luciana, Jeanete e Silmara, organizaram uma ação social na empresa onde trabalham, dentro da Ação Solidária. Montaram uma equipe e decidiram fazer a ação Gentileza gera Gentileza, para recolher roupas e cartas escritas para serem doadas ao povo de rua que vive no entorno do viaduto Alcântara, em São Paulo. Depois de algumas reuniões e acertos, no dia 22 de agosto chegaram cedinho na Tenda para deixar tudo organizado. A ação estava marcada para começar às 13h. Para reforçar o time na organização, dona Maria, Sophia, Julia, Ichiro, Nicanor e Henrique também chegaram cedo e fizemos aquela força tarefa! Foram arrecadadas mais de 460 peças entre calças, camisas, agasalhos, bermudas, vestidos, saias, sandálias etc.
As pessoas em situação de rua já formavam fila na nossa frente, e muitos perguntavam que horas ia começar. E enquanto fazíamos a arrumação das roupas, muitos ficaram ali, a observar aquele movimento. Alguns inclusive, ficaram de olho em uma peça e outra que gostaram por isso, não arredaram o pé dali. Tudo pronto, bora começar? A distribuição de senha começou. Isolamos o local da entrega de roupas de modo que entrava de dois em dois (um homem e uma mulher), cada um escolhia a peça de roupa que achava mais interessante e saía para os outros dois entrarem. E logo vinha o próximo. Homens, mulheres, crianças... e até cachorro. Sim, pensamos nos cachorros também. Compramos um saco de ração e distribuímos em potinhos para cada cãozinho que chegava da rua. Na saída, cada pessoa pegava uma carta, a carta que você escreveu e depositou nas caixinhas que estavam no corredor da empresa, lembra? Você também fez a diferença! Por mais simples que pareça... As roupas que você doou, fez diferença na vida de quem recebeu!
A ação foi muito bacana! Cada um que ali participou, tenho certeza, voltou para casa muito maior do que chegou. Mas... não acaba por aqui não. Quando a ação de doação de roupas acabou, a equipe Gentileza gera Gentileza foi para a comida preparar os petiscos do sarau. E o sarau... rolou, como sempre, com nossos camaradas poetas, salve, salve Ana Paula e seus filhos que vieram de Mauá, educadores Nath, voluntários, ao Marcos pelo som, músicos, ativistas sociais, Carol e sua tropa do teatro, povo de rua... Paraná pé vermelho, Dalila, Jocelino Brasil, Walmor e Patrícia, da Mídia Legal independente... Marina pela presença, a todos que mandaram aquela vibe boa de longe, Pois é, a Tenda Alcântara Machado, RESISTE, meu camarada! Um salve para os poetas do Tietê, Jaime, Ana Carla, Caranguejunior e toda a turma que em julho promoveu essa ação inspiradora!
Nossa imensa gratidão a todos que de alguma forma, cooperaram para que essa ação acontecesse. Vocês fizeram a diferença na vida de alguém! Vocês!
Salveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Marah Mends.
Matéria na Mídia Legal Independente:

http://www.midialegalindependente.org/2015/08/registro-sarau-poesia-e-da-hora-na-tenda.html






































Postagem em destaque

PROJETO POESIA É DA HORA COMPLETA 06 ANOS E FAZ FESTA NO BAR DO FRANGO

06 anos do projeto Poesia é da hora. Bar do Frango. Eita noite boa! Noite de festa! Noite de aniversário! Noite celebração da arte,...