Seguidores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PROJETO: PASSEIOS CULTURAIS - CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

























No dia 24 de fevereiro, fomos visitar o Centro Cultural São Paulo, perto da estação Vergueiro do metrô. Para a maioria do grupo, foi a primeira vez naquele lugar cheio de história, arte e diversidade. Esse espaço cultural foi inaugurado nos últimos anos da ditadura militar e fará 34 anos em 2016. Na época que foi inaugurado, São Paulo tinha 8,5 milhões de habitantes.
A visita foi agendada com um mês de antecedência. Dois monitores do DACE (Divisão de Ação Cultural e Educativa) nos atenderam e guiaram-nos pelo local, mostrando as exposições temporárias e permanentes, um pedacinho da mata atlântica que o espaço preserva na parte interna, passeamos pela biblioteca, gibiteca e discoteca. Paramos para ver e tirar foto da Kombi azul, das antigas, exposta no segundo piso. Viajamos nas pesquisas que Mário de Andrade e sua equipe fizeram sobre a cultura brasileira no final da década de trinta, onde havia uma intolerância religiosa assustadora (e ainda existe). Passamos  pela horta coletiva orgânica, na parte de cima . Uma horta que começou a ser construída em 2011 e há práticas da agricultura urbana com a orientação do coletivo Hortelões urbanos.
Fechamos o passeio sorteando cinco Cds entre os participantes do grupo. Cds que nossos parças colaboradores deixam conosco nos saraus.
Foi da hora! Foi uma aprendizagem!
Aproveito o ensejo para agradecer a todos os envolvidos e participantes!
Valeu, Aline, pelo corre que fez para conseguir a Kombi para levar e buscar o grupo do Núcleo Prates até o centro cultural.
Mês que vem terá mais!

Um abraço!

Marah Mends
Este projeto tem o apoio do Proac-Sarau 2015
Coletivo Poesia é da hora
Contato: poesiaedahora@gmail.comhttp://poesiaedahoramano.blogspot.com.br/