sexta-feira, 25 de março de 2016

41ª EDIÇÃO DO SARAU POESIA É DA HORA NO NÚCLEO PRATES ABRIL 2016)

Alex Man:
Em meados de 2000 iniciou na música no grupo de rap CDR MCS, na cidade de Arujá. No CDR MCS fez diversos e trabalhos e se apresentou em importantes eventos de toda grande São Paulo como “Festa da uva” de Ferraz de Vasconcelos, aniversário da cidade de Arujá, Vila Maria festival de verão de Itanhaém, inauguração de pontos culturais de Guarulhos entre outros. Participou da semana de HIP HOP em Sampa no ano de 2013, Fundação Casa, APAE, sarau Poesia é da hora voltado para pessoas em situação de rua, escola da família. Foi entrevistado no Record News pelo jornalista Marcelo Duran onde falou um pouco mais sobre sua arte da periferia.
Alex Man já rodou outros Estados para mostrar seus trabalhos. Foi para o Prêmio "Hutuz", no Rio de Janeiro em 2007 e no Festival de Inverno em Tibagi.
Em 2011 teve seu primeiro trabalho fonográfico impresso, intitulado “PAZ & AMOR”
Em 2013 iniciou seu projeto solo e continua a se apresentar em grandes e importantes eventos de São Paulo organizados pelo FORUM DE HIP­HOP. Conquistou o 3º lugar no Festival REVIVA RAP realizado no Centro cultural da Juventude.
Em 2014 fez parte da programação da semana de HIP HOP de São Paulo com o show (A vida é um dom) no CÉU SÃO RAFAEL na zona leste.
Em 2015 também fez parte da grade de apresentações da semana de hip hop no CFCT (Centro de Formação da Cidade Tiradentes) entre outras diversas participações em saraus das quebradas.
O seu outro trabalho solo é intitulado “ POSITIVO” (está em demo, é um trabalho independente).
O cd “ A VIDA É UM DOM" está em fase de preparação para ser lançado ainda este ano de 2016. Esse cd terá participações da banda MATO SECO, CRIS e REBELD (S.N.J) e GASPAR ZAFRICA BRASIL.
Esse é o mano!
Alex Man.




Salveeeee. Em abril bora sarauzar?

Dia 09 de abril às 14h30 no Núcleo de Convivência Prates, Bom Retiro, será realizada 41ª edição do sarau Poesia é da hora (itinerante) com o povo de rua.

Arte pra tu!
Arte pra ele!
Arte pra nós!

Se liga nas atrações do sarau de abril:

* Bate papo sobre o coletivo CATSO, com Nath
*Pocket show com o rapper de Arujá: Alex Man.
*Povo de rua fazendo arte!
*Projeto Essa rua é nossa.
* Apresentação de Sobrevivente 01
* Troféu Mina da hora.
* Dicas Culturais com Ana Paula.
* Sorteios de livros e cds.




Data: 09/04/16 das 14h30 às 16h30.
Local: Núcleo de convivência Prates.
Rua Prates, 1101 – Bom Retiro ( a 10 minutos da estação Armênia do metrô)
Procurar Av Santos Dumont (perto da passarela), virar na Rua Miranda e seguir até a Rua Prates (rua sem saída).
Produção e realização: Coletivo Poesia é da hora.
Contato: poesiaedahora@gmail.com
Blog: http://poesiaedahoramano.blogspot.com.br/
Este projeto tem o apoio do Proac-Sarau 2015.

Bate papo com Nath.

Nath (Coletivo Autônomo dos Trabalhadores Sociais - CATSO).

Nath é graduanda em Serviço Social pela PUC-SP. Desde 2012 atua como orientadora socioeducativa em tendas e núcleos de convivência para pessoas em situação de rua.
Em 2014 criou um projeto de empoderamento social através de algumas linguagens artísticas, principalmente o teatro, mas também e pintura e leitura de imagens, saraus, visitas culturais e cine debates.
Nos primeiros meses diversas atividades foram desenvolvidas, mas a que mais aglomerava pessoas e criava identificação era o cine-debate, talvez por as pessoas ali estarem mais familiarizadas com essa linguagem (audiovisual). Com o tempo, essa atividade entrou no cotidiano do espaço Alcântara Machado. Prioriza filmes cuja a temática passa por LGBT, patriarcado, gênero, raça e etnia, desigualdade social, saúde mental e violência, temas que estão presentes na vida dessa população e que por isso a discussão faz mais sentido. Sempre levo informações históricas, dados de pesquisa ou referências sociológicas, que com linguagem simples, trazem um momento de reflexão muito agradável.
Essa é a Nath!

Ana Paula.

Representante do coletivo Poesia é da hora desde 2014, autora do livro de poesia: Súplica de um servo e residente em Mauá.

É com ela que as dicas culturais, os versos e a apresentação do sarau fluirá!

Bora nessa? Bora colar?


Oliver Oliveira

Sorteio do CD " Poesia sobre Muros - Fundação Casa, CD feito sobre a medida das palavras com o coração, espelho de almas, ecos dos mais recolhidos anseios,acervo de íntimos pensares e ações.

Oliver Oliveira vai nos contar como foi o processo de criação com os meninos da Fundação Casa.
 


Sobrevivente 01:
Com uma pegada gospel, Otávio Alexandre (Sobrevivente 01) ganhou o festival de música realizado na Tenda Barra Funda em 2015.
Este foi um grande incentivo para continuar aprimorando a arte musical e poética em apresentações diversas por saraus da cidade.
Otávio é o mais novo membro do coletivo Poesia é da hora e convidou Aline Alcântara, para fazer o dueto que promete emocionar.


Troféu “Mina da hora”:

Mensalmente uma mulher é escolhida no sarau Poesia é da hora para ser homenageada. Na 41ª edição não será diferente!

A biografia dela é lida durante o sarau e a escolhida recebe nossa homenagem em forma de troféu.

Toda mulher merece mais carinho!
Toda mulher merece mais amor!

A homenageada de abril será...
Surpreeeeesa!


PROJETO: PASSEIOS CULTURAIS - MUSEU DE ARTE SACRA











Pauta do passeio Museu de arte Sacra – 24/03/16
No dia 24 de março os conviventes do Núcleo Prates conheceram o Museu de Arte Sacra, no bairro da Luz. Fomos recebidos por uma monitora muita atenciosa que nos contou a história daquele museu, do entorno e das artes sacras com mais de 300 anos de história. Ali, observamos que ainda tem um cômodo feito de taipa pilão do século 19, material original da construção do museu. Aprendemos que existem quartos na parte superior do prédio e algumas monjas moraram ali. A estátua de São Jorge já foi presa em uma procissão (reza a lenda). Há túmulos de monjas. E duas delas foram enterradas juntas (no mesmo caixão). É um mistério o porquê disso. Como assim enterradas juntas? Um mistério a ser pesquisado. Mas boatos descrevem que foram enterradas vivas, pois suas bocas estavam abertas quando abriram o caixão em 2008. Por que abrira o caixão? Ah... bora pesquisa, né?
Aprendizagem, válvula de escape, arte, redução de danos, relacionamento interpessoal... há muito o que guardar de bom desse passeio.
As monitorias foram agendadas pelo coletivo Poesia é da hora, junto ao Núcleo Prates e museu a ser visitado, com em média um mês de antecedência.
Reiteramos nossos agradecimentos as partes envolvidas e principalmente aos conviventes do Núcleo Prates, do povo de rua, que gosta de arte sim! Que quer aprender sim! Que é resistência sim!
Valeu!




E até nosso próximo passeio em abril.
Este projeto tem o apoio do Proac-Sarau 2015 e é organizado pelo coletivo Poesia é da hora.
Contato do coletivo: poesiaedahora@gmail.com

quarta-feira, 16 de março de 2016

PROJETO PASSEIOS CULTURAIS: MUSEU DOS TRANSPORTES


 Em março fizemos um passeio cultural com os conviventes do Núcleo Prates. 
Saímos em grupo do Bom Retiro e fomos na caminhada até o museu dos transportes que fica a 15 minutos do núcleo, na Av Cruzeiro do Sul, zona norte de Sampa.

Chegando no Museu Gaetano Ferolla, fomos recebidos pelo monitor Patrick que nos apresentou cada pedacinho do museu, contando-nos a história de São Paulo através do transporte público, bondes, carros antigos , etc. Teve apresentação de vídeo, informações e muita aprendizagem!
Foi da hora!
Foi um dia diferente!


O projeto Passeios Culturais foi organizado pelo coletivo Poesia é da hora.
Este projeto tem o apoio do Proac-Sarau 2015. 






































Postagem em destaque

PROJETO POESIA É DA HORA COMPLETA 06 ANOS E FAZ FESTA NO BAR DO FRANGO

06 anos do projeto Poesia é da hora. Bar do Frango. Eita noite boa! Noite de festa! Noite de aniversário! Noite celebração da arte,...