segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

O pó que atiça a rinite - Marah Mends


O pó que atiça a rinite.

Em 1998, em uma viagem para BH, você me trouxe um cartão-postal do Mineirão. Já pensou que louco seria
 se a gente tivesse assistido um jogo lá e blábláblá? Talvez do seu time, talvez do meu, provavelmente do meu,
 cê sabe. Pra você é mais fácil ser menos orgulhosa do que eu, então... (trago notícias do futuro: me melhorei
um pouquinho, tá?). Mas aí... ano vai, ano vem, título vem, título não vem (meu time) e, aquele fervor pelo o
 futebol esfriou.

Em março de 2001, você me escreveu uma carta que começou assim: “Quem diria que chegaríamos até aqui, né? 
”. E, pensando mais visceralmente sobre isso, quem diria mesmo! In memoriam: Lucílio, Zoio, Perna, Ball e tantos 
outrxs que de alguma forma, fizeram parte da nossa infância e adolescência e que... deixaram as suas lascas nas
 quinas de bate-testas da quebrada. E a gente... “Quem diria que chegaríamos até aqui, né?”

Em janeiro de 2005, eu madrinha, e você vestida de rosa e sandália branca. Dona Conceição de camisa azul e 
calça preta. Seu Bauru... não sei se era branco ou cinza o que vestia, às vezes me confundo com as cores na vida.

Em novembro de 2006, você entregou um convite amarelo na casa da dona Maria. Era o chá de bebê do Vitão e 
estava escrito assim: “01 Pagãozinho”. Mas que raios é pagãozinho?

Em 2007, você me mandou um e-mail, comentando sobre meus escritos. Você foi a primeira pessoa, depois de 
mim, a acreditar nesse lance de escrever e publicar. No mesmo e-mail, me perguntou sobre as peculiaridades 
da faculdade e, a vontade em cursar Pedagogia um dia. Na reciprocidade, trocamos...

 Foram décadas tretando e fazendo as pazes. Na nossa amizade, coube mais de mil e uma situações fugazes e 
duráveis, capazes de nos arrancar até hoje, o choro e o riso (mais riso que choro). Ainda nos cabe tantas 
memórias e melhorias, que bom! E você, ora veja, escolheu o caminho do Senhor e eu, o caminho das brejas, 
afinal: “Bem-aventurados os que chapam, pois veem o Senhor duas vezes” (é... eu sei que você não gostou 
dessa piada). Mas é o que tenho pra hoje revirando o pó que atiça a rinite.

Marah Mends



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PROJETO POESIA É DA HORA COMPLETA 06 ANOS E FAZ FESTA NO BAR DO FRANGO

06 anos do projeto Poesia é da hora. Bar do Frango. Eita noite boa! Noite de festa! Noite de aniversário! Noite celebração da arte,...