Seguidores

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

PROJETO: PASSEIO CULTURAL COM O POVO DE RUA



























O projeto Poesia é da hora está com algumas novidades para 2016. Além do nosso tradicional sarau mensal com o povo de rua, incluímos oficina de violão que acontece todas as quartas no Núcleo Prates, no Bom Retiro e passeios culturais mensais por diversos locais da cidade. Todas as atividades são gratuitas e tem o objetivo de incluir, empoderar, trazer válvulas de escape, trocas de experiências entre e com o povo de rua.
No dia 17/02, fomos com um grupo do Núcleo Prates inaugurar o projeto “Passeios Culturais”, organizado pelo coletivo Poesia é da hora. Nosso primeiro centro cultural visitado foi o Memorial da Resistência, antigo prédio do DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo), localizado no Largo General Osório. Se você fosse contra o governo naquela época, certamente, passaria pelo DEOPS. Um local cheio de relatos, realidades cruas, histórias de resistência, união entre militantes e tortura. Um lugar essencial para estudar a história do Brasil, em especial, um pouco sobre a ditadura militar (pra quem tem interesse no assunto e para quem se manifestou a favor da volta da ditadura). Impossível passar por ali com olhar displicente. É muita energia! É muita vida!
Fomos recebidos pelo monitor Renan, que nos acolheu gentilmente durante toda monitoria que durou em média uma hora e meia. Saímos de lá um pouco mais ricos de conhecimento. Novos laços foram formados e a luta e desafio pela inclusão cultural com o povo de rua segue.
Este projeto tem o apoio do Proac-Saraus.
Coletivo Poesia é da hora
Contato: poesiaedahora@gmail.com